“GUERRA DE OLHARES”: EMULAÇÃO E AGUDEZA EM VÊNUS E ADÔNIS (1593), DE WILLIAM SHAKESPEARE

Autores

  • Lavinia Silvares Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Poética, retórica, Shakespeare, Vênus e Adônis, Ovídio

Resumo

Neste artigo, proponho investigar alguns aspectos da relação entre a emulação dos antigos e a produção da agudeza em Vênus e Adônis, de Shakespeare, publicado pela primeira vez em 1593, em Londres. Nesse poema narrativo, a emulação de uma passagem das Metamorfoses de Ovídio é explícita e marca o lugar de autoridade a partir do qual diversas técnicas retórico-poéticas de amplificação do tópico inventivo e elocutivo serão empregadas para efetuar a agudeza do poema. Assim, proponho discutir como se legitimam as novidades de matéria e estilo poético em Vênus e Adônis ao mesmo tempo em que se preservam, retoricamente, as relações de pertencimento à autoridade antiga imitada. Para esse propósito, refiro-me a um texto preceptivo da época, o Discurso comparativo, de Francis Meres, para discutir como se realiza a operação de associação dos “novos” poetas a autoridades antigas.

Biografia do Autor

Lavinia Silvares, Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e autora dos seguintes artigos, entre outros: “A Poetical Dimension”: retórica e poesia em The Arcadian Rhetorike (1588), de Abraham Fraunce. Letras Clássicas (USP), São Paulo, ano 17, n. 12, 2013 (no prelo); Um retrato de John Donne: apontamentos sobre o gênero encomiástico. Acta Scientiarum Language and Culture (UEM), v. 34, p. 31-35, 2012; John Donne satirista: metáfora, engenho & arte. Gragoatá (UFF), v. 26, p. 187-206, 2009; A poesia inglesa e a retórica aristotélica: a atualidade dos discursos poéticos e preceptivos no século XVI. VISO: Cadernos de Estética Aplicada, v. 6, p. 1-20, 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Silvares, L. (2013). “GUERRA DE OLHARES”: EMULAÇÃO E AGUDEZA EM VÊNUS E ADÔNIS (1593), DE WILLIAM SHAKESPEARE. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19763

Edição

Seção

Estudos Literários