DE SAUSSURE, DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES, DE OCORRÊNCIAS LINGUÍSTICAS: A RELEVÂNCIA DA ETIMOLOGIA POPULAR

Autores

  • Maria Teres Gonçalves Pereira UERJ

Palavras-chave:

Saussure, etimologia popular, estudo teórico, vivência linguística.

Resumo

Ler ou estudar Saussure costuma demandar uma atitude preconcebida. Há ideias e conceitos do mestre suíço que se disseminaram como ícones nos estudos da linguística contemporânea. Este artigo objetiva focalizar um assunto recorrente na vivência linguística, mas pouco associado ao Curso de Linguística Geral (1975). Pretende-se, a partir dos escritos de Saussure, apresentar considerações de conceituados estudiosos dos fenômenos da linguagem, para avivar e resgatar a relevância da etimologia popular no rol dos recursos da língua disponíveis para pesquisa e análise. Selecionaram- se, além de exemplos da evolução do fenômeno em questão em línguas estrangeiras, material em obra de ficção em língua portuguesa.

Biografia do Autor

Maria Teres Gonçalves Pereira, UERJ

Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ e Pós-Doutora em Leitura pela PUCRS. É Professora Titular em Língua Portuguesa do Departamento de Língua Portuguesa, Filologia e Literatura Portuguesa (LIPO) na UERJ. É autora de vários artigos sobre Leitura, Ensino de Língua Portuguesa (gramática, leitura e produção textual) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atua em outras atividades acadêmicas(docentes e administrativas)

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Pereira, M. T. G. (2014). DE SAUSSURE, DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES, DE OCORRÊNCIAS LINGUÍSTICAS: A RELEVÂNCIA DA ETIMOLOGIA POPULAR. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17511