SAUSSURE E A SÍLABA

Autores

  • Ricardo Lopes Leite UFC

Palavras-chave:

sílaba, fonologia, função.

Resumo

Este artigo põe em relevo a noção de sílaba formulada por Saussure, apresentada sistematicamente nos Princípios de Fonologia, capítulo-apêndice do Curso de Linguística Geral. Apesar de pouco citada por aqueles que se dedicam à obra do mestre genebrino, a teorização sobre a sílaba evidencia a originalidade da reflexão saussuriana sobre fonologia. A sílaba é concebida como um princípio geral e, portanto, de natureza abstrata, para a descrição sintagmática das unidades fônicas das línguas, cujo parâmetro de análise é a sonoridade e seus desdobramentos: graus de abertura e fechamento, mecanismos de implosão/explosão e o par funcional soante/consoante. Com isso, quer-se mostrar que a sílaba em Saussure constitui uma categoria teórica, de natureza funcional, que ultrapassa o campo da fonologia para inspirar o pensamento semiolinguístico de muitos dos seguidores de Saussure.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Leite, UFC

Professor adjunto Departamento de Letras vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.na Universidade Federal do Ceará. Suas publicações mais recentes incluem, em co-autoria, Efeitos metafóricos e graus de presença da enunciação no enunciado. A construção de identidades discursivas em textos sincréticos: IstoÉ X Veja. Dilma X Serra, ambas de 2013.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Leite, R. L. (2014). SAUSSURE E A SÍLABA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17508