O INTERVALO TEÓRICO DE SAUSSURE EM FINS DO SÉCULO XIX

Autores

  • Eliane Silveira UFU

Palavras-chave:

Saussure, teoria, língua.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a respeito da produção de Ferdinand de Saussure (1857-1913), na última década do século XIX. Duas cartas escritas pelo genebrino constituem a um só tempo o cenário histórico dos estudos da linguagem na época e a posição individual de Saussure em relação a sua produção teórica. Escritas aos linguistas franceses Meillet e Havet, essas cartas circunscrevem, através das palavras de Saussure, os problemas da linguística de seu tempo, bem como o propósito do linguista em relação a eles. Em seguida são apresentados três manuscritos de Saussure produzidos no final do século XIX: Trois premières conférences à l’Université (cours d’ouverture, nov.1891), Notes sur l’accentuation lituanienne e Essence double du langage, bem como analisados alguns fragmentos desse último com a finalidade de evidenciar o percurso teórico do linguista. A análise demonstra uma elaboração teórica produtiva que parte da questão sobre a identidade linguística, passa pelas questões a respeito da forma na língua, assim como explora a natureza negativa dos elementos lingüísticos, fazendo considerações que nos permitem pensar a arbitrariedade do signo linguístico. O cotejo entre as epístolas e produção teórica de Ferdinand de Saussure permitiu uma reflexão a respeito da produção do genebrino, na última década de 1890, e a constatação de que ela foi altamente produtiva, legando à posteridade princípios teóricos incontornáveis aos estudiosos da língua.

Biografia do Autor

Eliane Silveira, UFU

Pesquisadora com mestrado e doutorado na UNICAMP e pós-doutorado na Sorbonne Nouvelle. Professora associada na Universidade Federal de Uberlândia, atua na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É pesquisadora dos manuscritos de Ferdinand de Saussure, coordena o Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (CNPq) e é Vice-líder do GT da ANPOLL Estudos Saussurianos.

Downloads

Publicado

2014-06-19

Como Citar

Silveira, E. (2014). O INTERVALO TEÓRICO DE SAUSSURE EM FINS DO SÉCULO XIX. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(34). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17504