VIAS OBLÍQUAS DA TRANSCENDÊNCIA: ASPECTOS DO IDEALISMO EM AUGUSTO DOS ANJOS E PEDRO KILKERRY

Autores

  • Fabiano Rodrigo da Silva Santos UNESP

Palavras-chave:

poesia brasileira, idealismo romântico, modernidade, sublime.

Resumo

O ensaio analisa as manifestações do idealismo de orientação romântica na poesia de Augusto dos Anjos e Pedro Kilkerry, visando, por um lado, evidenciar os pontos de contato existente entre as obras dos dois poetas, e por outro, demonstrar que muitos dos procedimentos estéticos inovadores de que eles se servem nascem em resposta a urgências oriundas de uma concepção idealista da poesia. Augusto dos Anjos e Pedro Kilkerry manifestam o anseio por depreender junto à realidade fenomênica conexões com uma esfera suprassensível, que, embora assuma contornos distintos em cada um dos poetas, parece remeter a uma visão comum de um ideal poético transcendente à realidade concreta. Em busca desse objetivo, Augusto dos Anjos e Kilkerry recorrem a procedimentos que atualizam a dicção poética do sublime romântico; o primeiro vale-se de um repertório filosófico híbrido, que imprime um prosaísmo tenso e inovador em sua poesia, ao passo que o segundo opta pela representação indireta, por meio de uma linguagem evocativa e metonímica, que assinala o mistério do ideal transcendente, sem, contudo, decifrá-lo.

Biografia do Autor

Fabiano Rodrigo da Silva Santos, UNESP

Professor assistente-doutor da Universidade Estadual Paulista, campus de Assis. Entre seus ensaios recentemente publicados, figuram “O silêncio da pedra: breves considerações sobre o nada, o silêncio e as ausências em A pedra do sono, de João Cabral de Melo Neto” (Revista Travessias) e “Um estranho no Parnaso” (Revista Literatura em debate).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Santos, F. R. da S. (2014). VIAS OBLÍQUAS DA TRANSCENDÊNCIA: ASPECTOS DO IDEALISMO EM AUGUSTO DOS ANJOS E PEDRO KILKERRY. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(35). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17487