AUGUSTO DOS ANJOS: A ORIGEM COMO EXTRAVIO

Autores

  • Luiz Costa Lima PUC-Rio

Palavras-chave:

popularidade, recepção, contextos discursivos.

Resumo

O ensaio propõe uma hipótese de leitura da obra poética de Augusto dos Anjos, a partir do conceito analítico de “complexo boca”. Com esse objetivo, discute as principais linhas de força da fortuna crítica do poeta, detendo-se especialmente nas tentativas de explicação da sua popularidade, por via da distinção entre os “contextos discursivos” científico, mágico e poético. Conclui-se com uma reflexão de ordem teórica, assinalando que o tipo de análise empreendida constitui uma via de acesso ao fenômeno da recepção das obras literárias.

Biografia do Autor

Luiz Costa Lima, PUC-Rio

Professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bolsista do CNPq, é autor de diversas obras nos domínios da crítica literária, teoria da literatura e literatura comparada. Entre suas publicações recentes, figuram O controle do imaginário & a afirmação do romance (2009), Frestas: a teorização em um país periférico (2013) e Mímesis: desafio ao pensamento (2. ed., 2014).

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Lima, L. C. (2014). AUGUSTO DOS ANJOS: A ORIGEM COMO EXTRAVIO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 21(35). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17481