LETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕES

Autores

  • Jose Peixoto Coelho de Souza University of Manchester

Palavras-chave:

letramento como práticas sociais, gênero canção, letramento literomusical

Resumo

Partindo do pressuposto de que a canção é um gênero discursivo formado por letra e música (COSTA, 2002; COELHO DE SOUZA, 2010; CARETTA, 2011) e de que, consequentemente, os sentidos de uma canção decorrem da articulação entre as duas linguagens, este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de letramento literomusical, ou seja, o letramento envolvido nas práticas sociais mediadas por canções e gêneros verbomusicais. Com base na compreensão de letramento como práticas sociais mediadas pela escrita (STREET, 1984, 2006; KLEIMAN, 1995; SOARES, 1999, 2002; BARTON, 2007), em estudos sobre letramento literário (PAULINO, 2004; COSSON, 2006; PAULINO; COSSON, 2009) e educação musical (SWANWICK, 1994, 2003; FRANÇA; SWANWICK, 2002), propomos que letramento literomusical seja entendido como o estado ou condição daquele que, por construir e refletir sobre os sentidos de uma canção a partir das suas duas linguagens constitutivas e da sua articulação e por (re)conhecer o que representa para a sua comunidade musical, participa das práticas sociais e dos discursos que se constroem a partir de canções e posiciona-se criticamente em relação a eles. Isso envolve, por exemplo,reconhecer e interpretar as ações que estão sendo mediadas pela canção e, nessa interpretação, compreender os valores que a permeiam e a interlocução projetada. O reconhecimento da existência de um letramento específico envolvido nas práticas sociais mediadaspor gêneros verbomusicais implica a reflexão sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de canções em aulas de línguas e sobre como tornar essas práticas de letramento em práticas de letramento literomusical.

Biografia do Autor

Jose Peixoto Coelho de Souza, University of Manchester

Professor de português na University of Manchester, na Inglaterra. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciatura em Língua Inglesa pela mesma universidade. Seus interesses de pesquisa incluem a elaboração de material didático e o uso de canção no ensino de línguas adicionais, tendo ministrado oficinas e minicursos sobre o tema em eventos de formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Souza, J. P. C. de. (2015). LETRAMENTO LITEROMUSICAL: PRÁTICAS SOCIAIS MEDIADAS POR CANÇÕES. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17054