SENTIDOS DO LETRAMENTO: A ESCRITA NO EVENTO VESTIBULAR

Autores

  • Victoria Wilson da Costa Coelho UERJ

Palavras-chave:

práticas de letramento, evento de letramento, linguagem escrita

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre práticas de letramento explícitas ou subjacentes em um evento de letramento como o vestibular tendo como objeto de estudo as redações produzidas nesse evento. Pretende-se compreender a cultura escrita escolarizada ou o letramento escolar em sua ponta, no fim do Ensino Médio, com base na teoria da enunciação de Bakhtin. Apesar das ações pedagógicas escolares voltadas para a aprendizagem da escrita elaborada (argumentativa) em razão dos exames vestibulares e do ENEM, sabemos o quanto os resultados ainda são bastante insatisfatórios em termos das práticas de letramento escolar o que merece ainda reflexão a respeito. Vale ressaltar que se entende a escrita (na/da escola) como um conjunto de práticas sociais mais do que um conjunto de habilidades.

Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, UERJ

Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Área: Linguística. Pós-doutorado com pesquisa sobre letramento. Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense sob a supervisão da Professora Dra. Cecília Goulart. Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pela UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem&Sociedade da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Coelho, V. W. da C. (2015). SENTIDOS DO LETRAMENTO: A ESCRITA NO EVENTO VESTIBULAR. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17049