SENTIDOS DO LETRAMENTO: A ESCRITA NO EVENTO VESTIBULAR
Palavras-chave:
práticas de letramento, evento de letramento, linguagem escritaResumo
O objetivo do artigo é refletir sobre práticas de letramento explícitas ou subjacentes em um evento de letramento como o vestibular tendo como objeto de estudo as redações produzidas nesse evento. Pretende-se compreender a cultura escrita escolarizada ou o letramento escolar em sua ponta, no fim do Ensino Médio, com base na teoria da enunciação de Bakhtin. Apesar das ações pedagógicas escolares voltadas para a aprendizagem da escrita elaborada (argumentativa) em razão dos exames vestibulares e do ENEM, sabemos o quanto os resultados ainda são bastante insatisfatórios em termos das práticas de letramento escolar o que merece ainda reflexão a respeito. Vale ressaltar que se entende a escrita (na/da escola) como um conjunto de práticas sociais mais do que um conjunto de habilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.