GRAMÁTICA(S), ENSINO DE PORTUGUÊS E “ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA”

Autores

  • Maria Eugênia Lammoglia Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina Ribeiro Serra UFRJ

Palavras-chave:

Conceitos de gramática, estilo e gramática, adequação linguística, fala e escrita.

Resumo

Neste artigo discutimos conceitos de gramática, numa tentativa de mostrar que há apenas dois significados e que eles não se encontram em distribuição complementar, como costumam sugerir algumas publicações destinadas ao ensino do português. A partir de um deles, o de gramática como conhecimento que todo falante tem de sua língua, voltamos nossa atenção ao que se tem referido como adequação linguística, mostrando o equívoco que subjaz a este conceito e que conduz à oposição formalidade/informalidade. Como veremos, tal oposição corresponde, na verdade, a regras próprias da gramática brasileira, em face da lusitana, e só os indivíduos mais escolarizados e com maior contato com a escrita podem transitar com maior ou menor facilidade de uma gramática para outra. Nossa discussão sobre “adequação de linguagem” e “mudança de gramática” necessariamente irá passar pela codificação das normas que guiam nossa gramática tradicional, em grande parte inspiradas no modelo europeu, e pelas consequências que tal gesto provocou, aumentando a natural distância entre gramática da fala e gramática da escrita entre nós. Uma breve análise de letras de raps e funks portugueses e brasileiros, um gênero musical muito popular, mostrará o que é de fato “informalidade” e o que é “gramática”. Concluímos este artigo com uma reflexão sobre a importância de ensinar a “gramática da escrita” a partir de descrições da escrita contemporânea, sem ignorar que este é um grande passo para o aluno e que ele deve ter consciência disso. Propostas recentes de “intervenção pedagógica” no sentido de ensinar novas regras que não fazem parte do desempenho do aluno parecem justas e necessárias, mas é importante valorizar a gramática do aluno a fim de não aprofundar o preconceito linguístico.

Biografia do Autor

Maria Eugênia Lammoglia Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da UFRJ e pesquisador 1B do CNPq. Trabalha com o modelo de mudança da Teoria da Variação, utilizando como componente gramatical pressupostos da Teoria de Princípios e Parâmetros, com interesse especial em fenômenos relacionados ao sistema pronominal do português brasileiro. Desenvolve e orienta análises contrastivas de variedades do português no contexto das línguas românicas.

Carolina Ribeiro Serra, UFRJ

Professora Adjunta da UFRJ, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, em que atua nas linhas de pesquisa “Língua e Sociedade: variação e mudança” e “Língua e Acústica”. Suas atividades de pesquisa e orientação se concentram na área da Fonética e da Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Interface fonética-fonologia-sintaxe, Interação fenômenos segmentais variáveis e estrutura prosódica/entoacional, Fonética Acústica, Fonologia Entoacional Autossegmental Métrica e Fonologia Prosódica.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Duarte, M. E. L., & Serra, C. R. (2015). GRAMÁTICA(S), ENSINO DE PORTUGUÊS E “ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA”. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17046