Brasilianas, danças características: reflexões sobre brasilidade e miscigenação a partir de partituras musicais (Rio de Janeiro, fim do Século XIX e início do Século XX)

Autores

  • Silvia Cristina Martins de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13752

Resumo

Como vários estudos vêm procurando mostrar há algum tempo, entre o final do século XIX e o início do século XX, o investimento na construção de uma suposta brasilidade musical foi efetivo em alguns setores da sociedade, os quais tenderam a valorizar a mestiçagem como acervo cultural comum aos brasileiros. Este artigo analisa a presença desta mesma construção na coleção Brasilianas, danças características, impressa pela Casa Bevilacqua entre as décadas de 1880 e 1900.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Martins de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pela Unicamp e professora dos programas de Pós Graduação em História na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Autora de As Noites do Ginásio: teatro e tensões culturais na Corte - 1832-1868 (2002); O palco como tribuna: uma interpretação de O Demônio Familiar, de José de Alencar (2004); e Carpinteiros teatrais, cenas cômicas e diversidade cultural no Rio de Janeiro oitocentista (2010).

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Publicado

2014-11-26

Como Citar

Souza, S. C. M. de. (2014). Brasilianas, danças características: reflexões sobre brasilidade e miscigenação a partir de partituras musicais (Rio de Janeiro, fim do Século XIX e início do Século XX). Revista Maracanan, 10(10), 93–107. https://doi.org/10.12957/revmar.2014.13752