Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Maracanan?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Maracanan publica dossiês temáticos, artigos livres e notas de pesquisa recebidos em fluxo contínuo em português, inglês, francês ou espanhol. Além disso, aceita contribuições inéditas de resenhas, traduções, entrevistas e depoimentos. Para as seções Artigo e Dossiê, ao menos um dos autores deve possuir a titulação de doutor. Para Notas de Pesquisa e Resenhas, os autores devem ter, pelo menos, o título de mestre.


Os trabalhos devem ser submetidos através deste site.


 

1. MODO DE APRESENTAÇÃO

• Todos os textos apresentados devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,0 cm. e salvos no formato DOC (versão Documento Word 97-2003).

• No corpo do texto e nas notas de rodapé não deve existir qualquer tipo de referência que possibilite a identificação da autoria.

• Os artigos devem indicar, na primeira nota de rodapé, se a pesquisa recebeu financiamento, devendo este ser especificado.

•  Os autores devem estar cadastrados na plataforma com dados de identificação completos: nome, vinculação institucional, endereço de e-mail, telefones para contato, endereço profissional e/ou residencial. Além de uma breve nota biografica de até cinco linhas.

Os artigos obrigatoriamente devem apresentar título em português e inglês, resumo e abstract, entre 100 e 300 palavras, e de três a cinco palavras-chave em português e inglês.

• Serão aceitas resenhas de livros nacionais publicados até dois anos antes da submissão e de livros estrangeiros publicados até quatro anos antes.

• Número de caracteres, considerando os espaços:

  • Artigos inéditos e Traduções: no mínimo 35.000 e no máximo 65.000 caracteres, com espaços;
  • Resenhas, Entrevistas e Depoimentos: no mínimo 4.000 e no máximo 10.000 caracteres, com espaços;
  • Notas de Pesquisa: no mínimo 4.000 e no máximo 35.000 caracteres, com espaços.

• As imagens utilizadas nos textos, em preto e branco ou em cores, devem ser acompanhadas de legendas e referências completas. Os arquivos devem ser enviados em formato JPEG, com resolução mínima de 100 dpi.

• Tabelas e Gráficos devem ser acompanhados de legendas e referências completas.

 

2. IDIOMAS

Os originais podem ser remetidos em português, inglês, francês ou espanhol.


3. NOTAS, CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As notas deverão ser suscintas. Elas podem ser explicativas, informativas, conter comentários curtos pertinentes a informações que podem quebrar a fluência textual, referências bibliográficas e fontes primárias.

• As citações curtas, de até três linhas, devem permanecer no corpo do texto, entre aspas (sem itálico).

• As citações longas, a partir de quatro linhas, devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros, fonte 11 e espaçamento simples (sem itálico e sem aspas).

• Admitem-se as referências idemibidem e op. cit., segundo as normas em utilização.

• As referências devem ser completas e em notas de rodapé, pois a Revista não adota bibliografia ao final, de acordo com as normas especificadas a seguir.

 

3.1 Livro, com um autor:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Livro em itálico: subtítulo (sem itálico). Local de Publicação: Editora, ano, páginas.


3.2 Livro, com dois autores:

SOBRENOME, Nome do Autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título do Livro em itálico: subtítulo (sem itálico). Local de Publicação: Editora, ano, páginas.

Até três autores: indica-se o nome de todos, separados por ponto e vírgula.

 

3.3 Livro, com mais de três autores:

SOBRENOME, Nome do Primeiro Autor; et al. Título do Livro em itálico: subtítulo (sem itálico). Local de Publicação: Editora, ano, páginas.

 

3.4 Artigo em coletâneas:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Trabalho. In: SOBRENOME, Nome do Organizador (org). Título da Coletânea em itálico. Local de Publicação: Editora, Data, páginas.

 

3.5 Artigo de Revista:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Artigo. Título do Periódico em itálico: subtítulo (se houver), Cidade, Volume, Número, Paginas do Artigo, Data, páginas.

As mesmas regras para a autoria coletiva, adotadas para os livros, deverão ser utilizadas na citação de artigos de revistas e coletâneas.

 

3.6 Matéria publicada em Jornal:

SOBRENOME, Nome do Autor (se houver indicação). Título da matéria. Nome do Jornal em itálico, Local, Data. Seção, Caderno ou Parte do Jornal, páginas.

 

3.7 Dissertações e teses

SOBRENOME, Nome do Autor. Título da tese ou dissertação: subtítulo (se houver). Ano.Tese ou Dissertação (Doutorado em ... ou Mestrado em ...). Unidade, Universidade, Local, páginas.

 

3.8 Trabalhos apresentados em congressos:

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do trabalho. Título dos Anais do Congresso, Nome do Congresso, Local, data, intervalo de páginas.

 

3.9 Artigos em formato eletrônico:

As citações devem seguir as normas apontadas anteriormente, sendo acrescidas da seguinte informação após o ponto final: Disponível em:<http:www.....>. Acesso em: dia mês abreviado ano [8 mar. 1999].

 

4. AVALIAÇÃO

•  Todos os artigos e notas de pesquisa serão condicionados à avaliação cega por pares. O exame do material submetido caberá a dois pareceristas qualificados, convidando-se um terceiro avaliador em casos de discordância entre as conclusões remetidas à Revista.

• Os autores serão notificados do aceite ou não dos respectivos trabalhos, podendo o texto estar sujeita a modificações, conforme a indicação dos avaliadores.

• O artigo submetido à revista deve ser inédito e original e não deve estar sendo considerado por outra publicação.

• Cada autor só poderá ter um artigo em processo de avaliação, a partir da data de submissão até a publicação.

• A Revista observará, ainda, um intervalo de dois anos entre a publicação de um artigo e o início de um novo processo de submissão pelos autores.

Todos os textos apresentados devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,0 cm e salvos no formato •DOC (versão Documento Word 97-2003).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo de submissão está digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2,0 cm e salvo no formato DOC (versão Documento Word 97-2003).
  3. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares como dossiê, artigos e nota de pesquisa, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação cega pelos pares foram seguidas.
  4. Em caso de tradução, segue em anexo autorização expressa pelo autor do texto original.
  5. Em caso de resenha de livro nacional, a data de publicação não ultrapassa dois anos, e, de livro estrangeiro, a data de publicação não ultrapassa quatro anos.
  6. O número de carácetes mínimo e máximo foi observado antes da submissão da contribuição, atentando para as especificações. Sejam elas:

    • Artigos inéditos e Traduções: no mínimo 35.000 e no máximo 65.000 caracteres, com espaços;
    • Resenhas, Entrevistas e Depoimentos: no mínimo 4.000 e no máximo 10.000 caracteres, com espaços;
    • Notas de Pesquisa: no mínimo 4.000 e no máximo 35.000 caracteres, com espaços
  7. O autor não teve, nos últimos dois anos, texto publicado pela Revista Maracanan.
 

Declaração de Direito Autoral

São automaticamente cedidos à Revista os direitos autorais sobre originais e traduções nela publicados.  Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.

Os Direitos Autorais dos artigos publicados pertecem à Revista Maracanan, com os trabalhos simultaneamente licenciados sob uma LicençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento obrigatório da autoria e publicação inicial nesta revista, sob a mesma licença e para fins não comerciais.

 

Licença Creative Commons
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.