A visão bipolar do pódio: olímpicos versus paraolímpicos na mídia on-line do Brasil e de Portugal

Autores

  • Tatiane Hilgemberg Figueiredo
  • Rui Alexandre Novais

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.861

Palavras-chave:

Olimpíadas, Paraolímpiadas, mídia online.

Resumo

Este artigo tem como objetivo validar se os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos são retratados de forma diferente pela mídia online, com esse fim, o estudo compara os principais momentos de glória Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008 conforme retratados pela imprensa on-line Brasileira e Portuguesa: as medalhas de ouros Maureen Maggi e Daniel Dias (Brasil); Nelson Évora e João Paulo Fernandes (Portugal).

Biografia do Autor

Tatiane Hilgemberg Figueiredo

Licenciada pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF, a concluir o Mestrado em Ciências da Comunicação promovido pela Universidade do Porto subordinado ao tema, “O valor do atleta com deficiência nos media portugueses”.

Rui Alexandre Novais

Doutor pela Universidade de Kent e Prof. Auxiliar Convidado da Secção Autônoma de Ciências da Comunicação, e membro da comissão científica do Mestrado em Comunicação e Desporto da Universidade do Porto, e Investigador Associado do ‘Europe at the World Centre’ da Universidade de Liverpool.

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

Figueiredo, T. H., & Novais, R. A. (2010). A visão bipolar do pódio: olímpicos versus paraolímpicos na mídia on-line do Brasil e de Portugal. Logos, 17(2), 78–89. https://doi.org/10.12957/logos.2010.861

Edição

Seção

Comunicação e Esporte