Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia

Autores

  • Leda Maria da Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2010.857

Palavras-chave:

Copa do Mundo, Discurso da imprensa, melodrama, folhetim

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o uso de estratégias discursivas relacionadas ao melodrama e folhetim  pela imprensa esportiva no Brasil, especialmente a do eixo Rio-São Paulo. Para ilustrar esse aspecto será realizada uma breve análise da recepção das derrotas da seleção brasileira em Copas do Mundo por parte da imprensa esportiva nacional.

Biografia do Autor

Leda Maria da Costa

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora vinculada ao NEPESS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Esporte e Sociedade - UFF) e editora da Revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com). É integrante do grupo de pesquisas Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer – PPGHC - UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre meios de comunicação e futebol com atenção especial ao papel desempenhado pelo jornalista Mário Filho na história da imprensa esportiva nacional.

Downloads

Publicado

2010-09-22

Como Citar

da Costa, L. M. (2010). Futebol folhetinizado. A imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia. Logos, 17(2), 65–77. https://doi.org/10.12957/logos.2010.857

Edição

Seção

Comunicação e Esporte