Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes

Autores

  • Fátima Régis
  • Raquel Timponi
  • Alessandra Maia
  • Daniela Almeida
  • José Messias Santos
  • Juliana Fernandes
  • Mariana Aguiar
  • Renata Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.336

Palavras-chave:

Cibercultura, Entretenimento, Seriados de TV, Cognição, Tecnologias de Comunicação.

Resumo

O artigo apresenta dados iniciais de pesquisa comparativa entre dois seriados de TV: O Incrível Hulk - 1977 (anterior à explosão das tecnologias digitais) e Heroes - 2006 (plena cibercultura). O objetivo da pesquisa é investigar se as transformações que as tecnologias digitais engendraram nos sistemas de mídia exigem novas competências cognitivas para a fruição de seriados de TV.

Biografia do Autor

Fátima Régis

Professora Doutora da Graduação e da Pós-Graduação da FCS-UERJ.

Raquel Timponi

Mestre em Comunicação pela UERJ.

Alessandra Maia

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-UERJ.

Daniela Almeida

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-UERJ.

José Messias Santos

Estudante do Curso de Jornalismo da FCS-UERJ.

Juliana Fernandes

Estudante do Curso de Relações Públicas da FCS-UERJ.

Mariana Aguiar

Estudante do Curso de Relações Públicas da FCS-UERJ.

Renata Silva

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FCS-UERJ.

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Publicado

2010-03-09

Como Citar

Régis, F., Timponi, R., Maia, A., Almeida, D., Santos, J. M., Fernandes, J., … Silva, R. (2010). Tecnologias de Comunicação, Entretenimento e Cognição na Cibercultura: uma análise comparativa dos seriados O Incrível Hulk e Heroes. Logos, 16(2), 30–44. https://doi.org/10.12957/logos.2009.336

Edição

Seção

Fluxo Continuo