Rádio em ambientes digitais: experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis

Autores

  • Sônia Caldas Pessoa UFMG
  • Nair Prata UFOP
  • Kamilla Avelar Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.28604

Palavras-chave:

rádio, WhatsApp, textos audioverbovisuais, empoderamento do ouvinte, modelo de negócio

Resumo

A presente pesquisa realiza um estudo de caso de uma rádio transmitida por meio do aplicativo WhatsApp e suas dinâmicas interativas em páginas em redes sociais online. Entre os objetivos deste estudo de inspiração etnográfica de uma rádio segmentada estão a descrição e análise dos processos de transmissão, circulação da produção de textos audioverbovisuais, modelo de negócio e interação com os ouvintes usuários do aplicativo. Pretende-se compreender possíveis experiências de pessoas comuns em ambientes digitais que provocam tensões entre os modos de fazer rádio, as tecnologias digitais, a visibilidade e o suposto empoderamento do ouvinte.

Biografia do Autor

Sônia Caldas Pessoa, UFMG

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) / Centro de Convergência em Novas Mídias (CCNM/UFMG).

Nair Prata, UFOP

Jornalista (UFMG), doutora em Linguística Aplicada (UFMG), professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), diretora Regional Sudeste da Intercom, vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor).

Kamilla Avelar, Universidade FUMEC

Jornalista pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), doutoranda em Administração pela Universidade Fumec, Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Temporalidades pela Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM/UFOP),  especialista em Gestão de Marketing pela Fundação Dom Cabral, membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (Conjor).

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Pessoa, S. C., Prata, N., & Avelar, K. (2017). Rádio em ambientes digitais: experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis. Logos, 24(1). https://doi.org/10.12957/logos.2017.28604

Edição

Seção

Dossiê - Rádio nas bordas – Cartografias da radiodifusão comunitária, livre e alternativa.