Mapeamento de Rádios Comunitárias na Amazônia como ferramenta ao desenvolvimento sustentável

Autores

  • Rosane Albino Steinbrenner Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.28583

Palavras-chave:

Rádios Comunitárias, Desenvolvimento Sustentável, mapa digital

Resumo

O presente artigo apresenta os principais resultados do projeto de pesquisa “Mídia Cidadã e Desenvolvimento Sustentável: mapeamento e análise de rádios comunitárias em áreas de pressão socioambiental na Amazônia”, que busca entender a dimensão e o papel potencial das rádios comunitárias nos embates discursivos pelo desenvolvimento da região amazônica. O objeto da investigação são rádios comunitárias situadas em áreas de potencial conflito socioambiental na Amazônia Legal, o que inclui disputas por território ou pelo uso de recursos naturais, considerando-se grandes obras de impacto, mas também Unidades de Conservação e Terras Indígenas nos noves estados da região. Como produto central do projeto foi gerada uma cartografia digital sobre comunicação cidadã e desenvolvimento sustentável na região, na perspectiva de gerar insumos para o fortalecimento da comunicação comunitária como espaço de contra-hegemonia midiática e consequente empoderamento de grupos locais nas decisões que afetem seu bem-estar.

 

Biografia do Autor

Rosane Albino Steinbrenner, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui especialização em Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente (2004), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento (2006) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental (2011) pelo Programa de Pós-graduação do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Pesquisa fenômenos de Comunicação Comunitária em regiões periféricas. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA).

Downloads

Publicado

2017-08-26

Como Citar

Steinbrenner, R. A. (2017). Mapeamento de Rádios Comunitárias na Amazônia como ferramenta ao desenvolvimento sustentável. Logos, 24(1). https://doi.org/10.12957/logos.2017.28583

Edição

Seção

Dossiê - Rádio nas bordas – Cartografias da radiodifusão comunitária, livre e alternativa.