Cenas de dissenso no documentário brasileiro contemporâneo – uma análise de O prefeito tá chegando

Autores

  • Vinícius de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.23746

Palavras-chave:

Documentário, estética, política

Resumo

O trabalho investiga o documentário “O prefeito tá chegando” (Cid César Augusto, RJ, 2014), que narra o encontro entre uma líder política da comunidade da Estradinha e o prefeito do Rio de Janeiro para tratar de intervenções urbanísticas no local. Notando que o filme deixa-se conduzir mais pela voz e gestos da líder comunitária que pelo seu interlocutor, interessa-nos analisar como se constitui esse espaço fílmico e estético onde se encontram e se relacionam e quais sentidos políticos podemos lhe atribuir.

Biografia do Autor

Vinícius de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM/UFMG)

Doutorando em Comunicação Social na linha "Pragmáticas da imagem" pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre também em Comunicação social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisa documentário contemporâneo e cidade, tendo lecionado nos últimos anos em cursos de ensino superior e técnico na área de cinema e audiovisual e participado de ações em audiovisual (entre seminários, produção de videos e curadorias) junto ao coletivo de comunicação Coque Vive (PE). Foi curador do 17o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2015).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

de Oliveira, V. (2017). Cenas de dissenso no documentário brasileiro contemporâneo – uma análise de O prefeito tá chegando. Logos, 24(2), 108–120. https://doi.org/10.12957/logos.2017.23746