Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro

Autores

  • Telma Sueli Pinto Johnson Profa. Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)- MG/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19620

Palavras-chave:

Jornalismo, experiência, interfaces móveis.

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo testes humanos e de máquina. Uma das principais conclusões é que os veículos jornalísticos negligenciam, em seus formatos e conteúdos móveis, recomendações internacionais de melhores práticas para a interação de usuários.

Biografia do Autor

Telma Sueli Pinto Johnson, Profa. Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)- MG/Brasil

Pesquisadora em Jornalismo e dispositivos móveis na Universidade da Beira Interior (UBI)/ Portugal. É doutora em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/Brasil). Mestra em Jornalismo pela Southern Illinois University (SIU/EUA). Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Autora das obras "Nos bastidores da Wikipédia Lusófona: percalços e conquistas de um projeto de escrita coletiva on-line" e "Pesquisa social mediada por computador: questões, metodologia e técnicas qualitativas".

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Pinto Johnson, T. S. (2017). Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro. Logos, 24(2), 46–65. https://doi.org/10.12957/logos.2017.19620