Jornalismo de si: subjetividade e partilha de experiências na cultura contemporânea

Autores

  • Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas Araújo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2017.19604

Palavras-chave:

jornalismo, subjetividade, experiência

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre jornalismo e subjetividade a partir de uma argumentação que considera que, embora o discurso hegemônico sobre a instituição se construa a partir do ideal da objetividade, de um texto constituído apenas pelos fatos e cujo autor deixa de ser sujeito para assumir a identidade de jornalista, a subjetividade foi sempre constituidora do texto jornalístico. Assim, pensando a partir dos estudos culturais o jornalismo como uma instituição social com formas, valores e funções conformados historicamente, e os sujeitos como indivíduos que se reconhecem a partir de uma ampla rede de relações de poder, de tradições culturais, de representações de identidades, argumentamos que, em um contexto cada vez maior de centralidade dos sujeitos na cultura contemporânea, os discursos sobre si tem sido uma forte tendência também no jornalismo.

Biografia do Autor

Valéria Maria Sampaio Vilas Bôas Araújo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo <http://telejornalismo.org/>

PhD student and Master at the Graduate Program in Contemporary Communication and Culture of the Federal University of Bahia. Member of the Research Group in Television News Analysis<http://telejornalismo.org/>


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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Vilas Bôas Araújo, V. M. S. (2017). Jornalismo de si: subjetividade e partilha de experiências na cultura contemporânea. Logos, 24(2), 31–45. https://doi.org/10.12957/logos.2017.19604