Copa do mundo 2014: para que? E para quem? Um estudo sobre a percepção do brasileiro sobre os principais objetivos e público-alvo envolvidos no planejamento de um megaevento esportivo

Autores

  • Márcio Oliveira Guerra Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Moratori Ferreira Fundação Educacional Machado Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2014.13140

Palavras-chave:

logos 40

Resumo

Trata esse artigo da discussão sobre o principal pressuposto dentro da estrutura organizacional de eventos, que é a definição de público e objetivo. Questões como “Para que?” e “Para quem?” são cruciais para o sucesso de um evento. A proximidade da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, intensifica o envolvimento das pessoas com a competição. No entanto, nem sempre o discurso corresponde ao verdadeiro sentido de que trata o planejamen- to de um evento nessas proporções. Será que o brasileiro tem conhecimento de quais são as finalidades e para quem está sendo realizado esse evento? Qual o olhar do cidadão sem conhecimento técnico de como se dá todo o processo de estruturação de um megaevento esportivo? Além de revisão teórica conceitual sobre o tema, um questionário quantitativo, aplicado através de redes sociais, busca perceber esses olhares externos à organização. Palavras-chave: Copa do Mundo 2014; Eventos; Legados.

Biografia do Autor

Márcio Oliveira Guerra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Comunicação pela UFRJ e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Especialista em Marketing, pela Fundação Educacional Machado Sobrinho. Graduado em Comunicação Social na UFJF. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura da UFJF, integrante do Grupo de Comunicação e Esporte da Intercom.

Ana Paula Moratori Ferreira, Fundação Educacional Machado Sobrinho

Coordenadora e Professora do Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Faculdade Machado Sobrinho. Mestranda em Comunicação pela UFJF. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Educacional Machado Sobrinho. Graduada em Comunicação Social na UFJF. Consultora em Marketing, Comunicação e Eventos no Instituto de Desenvolvimento em Vendas – IDEVA

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Como Citar

Guerra, M. O., & Ferreira, A. P. M. (2014). Copa do mundo 2014: para que? E para quem? Um estudo sobre a percepção do brasileiro sobre os principais objetivos e público-alvo envolvidos no planejamento de um megaevento esportivo. Logos, 1(24). https://doi.org/10.12957/logos.2014.13140