Mídia e megaeventos esportivos: as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas-1896 a Londres-1948

Autores

  • Fausto Amaro UERJ
  • Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro UERJ
  • Ronaldo Helal UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2014.13130

Palavras-chave:

logos 40

Resumo

Neste artigo, analisamos a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos desde 1896 até 1948. Para isso, recor- remos à narrativa do Jornal do Brasil e contextualizamos as Olimpíadas com base em sua história e na evolução da transmissão midiática. Voltamos nosso olhar para os discursos associados às celebrações inaugurais dos Jogos, atentando para os encadeamentos narrativos que são estabelecidos e que colaboram para a construção da memória factual.

Palavras-chave: Jogos Olímpicos; megaevento; esportes; narrativa jornalística.

Biografia do Autor

Fausto Amaro, UERJ

Doutorando do PPGCCOM da Uerj. Mestre pela mesma instituição, com apoio da Capes; pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj) e membro do grupo “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, UERJ

Mestrando em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Graduação em Comunicação Social pela UFJF (2006) e Especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC (2012). Bolsista de Apoio Técnica a pesquisa CNPq – Nível 1A. Membro do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura”, cadastrado no CNPq, e pesquisador associado ao Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj)

Ronaldo Helal, UERJ

Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisador do CNPq; coordenador do grupo de pesquisa “Esporte e Cultura” e do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME/Uerj)

Downloads

Como Citar

Amaro, F., Mostaro, F. F. R., & Helal, R. (2014). Mídia e megaeventos esportivos: as cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas-1896 a Londres-1948. Logos, 1(24). https://doi.org/10.12957/logos.2014.13130