Um Serious Game como estratégia na Promoção da Saúde no combate ao Uso de Drogas

Autores

  • Eduardo Filgueiras Damasceno
  • Paulo Augusto Nardi
  • Adriane Anastacio Silva
  • Luiz Luiz Fernando Braga Lopes
  • Anderson Mine Fernandes

Resumo

ntrodução e Objetivo: Este trabalho mostra o uso de um jogo digital para a promoção da saúde no combate ao consumo de drogas.

Material e Método: Foram usados o método qualitativo para avaliar as perguntas e respostas de crianças e adolescente ao usar o jogo, desta forma avaliar a comunicabilidade. Juntamente com um método quantitativo para promover as análises apresentadas no texto.

Resultados: Observa-se que as informações colhidas pelo jogo assumem um caráter de colaboração as abordagens tradicionais de repressão e combate ao consumo de drogas.

Conclusões: O método usado por meio de jogos digitais possui maior envolvimento das crianças e adolescente e ajudam as abordagens tradicionais a ampliar a eficácia da promoção da saúde no meio escolar.

Palavras-chaves: Promoção da Saúde, Jogos Sérios, Combate ao Consumo de Drogas

Biografia do Autor

Eduardo Filgueiras Damasceno

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador em Informática em Saúde - Doutor em Engenharia Elétrica.

Paulo Augusto Nardi

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisador em Jogos Digitais - Doutor em Ciências da Computação.

Adriane Anastacio Silva

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pesquisadora em Tecnologia - Mestre em Tecnologia, Pesquisadora em Tecnologia na
Educação.

Luiz Luiz Fernando Braga Lopes

Professor Doutor - Faculdade Cidade Verde - Maringá - Doutor em Engenharia Elétrica Pesquisador em Inteligência Computacional.

Anderson Mine Fernandes

Professor na Faculdade Alfa - Umuarama - Mestre em Informática. Pesquisador em Jogos Digitais.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais