Jovens Transexuais: Acesso a serviços médicos, medicina e diagnóstico

Autores

  • Brena O’Dwyer Doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Maria Luiza Heilborn Professora associada no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2018.35965

Palavras-chave:

Gênero. Transexualidade. Serviços de saúde.

Resumo

O presente estudo enquadra-se em um conjunto de pesquisas que, a partir dos anos 2000, busca analisar a transexualidade mediante a crítica à patologização de identidades de gênero que operam fora do modelo que relaciona diretamente sexo anatômico ao gênero. O objetivo principal do artigo é descrever a relação de quatro jovens trans com a medicina, diagnóstico e serviços de saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro jovens com idades entre 18 e 22 anos. Apresentamos uma breve historicização da definição da transexualidade enquanto patologia; descrevemos as principais ideias médicas envolvidas na criação do “Processo Transexualizador” do Sistema Único de Saúde no Brasil. Por último, pretendemos apontar como determinadas exigências morais originam-se na noção de que a expressão de gênero está ancorada, em última instância, no sexo biológico.

Palavras-chave: Gênero. Transexualidade. Serviços de saúde.

Biografia do Autor

Brena O’Dwyer, Doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e pesquisadora Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade (NuSEX / PPGAS / MN).

Maria Luiza Heilborn, Professora associada no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação
em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e professora associada no Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

O’Dwyer, B., & Heilborn, M. L. (2018). Jovens Transexuais: Acesso a serviços médicos, medicina e diagnóstico. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 20(1). https://doi.org/10.12957/irei.2018.35965