A degeneração e a repetição da origem: Análise da vivência mitológica da história nas sociedades melanésias

Autores

  • Robson Rocha de Souza Júnior Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32024

Resumo

O principal interesse desse trabalho é esmiuçar a questão acerca da formação de trajetórias históricas em sociedades arcaicas com base na argumentação de neo-institucionalistas históricos (sobretudo Paul Pierson), tomando como referência de análise as especificidades da experiência histórica numa sociedade arcaica particular: os melanésios descritos por Malinowski no início do Século XX. Ao tratarmos de uma sociedade arcaica como a melanésia, o mais importante é analisar o modo como esses nativos atribuem sentido mitológico à sua realidade histórica, pois essa é, sem dúvida, uma das principais características da experiência histórica em sociedades arcaicas.

Palavras-chave: Melanésia. História. Mitologia. Dependência de trajetória.

Biografia do Autor

Robson Rocha de Souza Júnior, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) / Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS).

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutorando em Sociologia junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS / UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-11-05

Como Citar

Souza Júnior, R. R. de. (2017). A degeneração e a repetição da origem: Análise da vivência mitológica da história nas sociedades melanésias. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32024