Leituras em paralelo: A imaginação crítica de Roberto Schwarz e de Beatriz Sarlo

Autores

  • Maria Caroline Marmerolli Tresoldi Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32016

Resumo

Ao perquirirem as origens das tensões e ambivalências que marcam os processos sociais e culturais no Brasil e na Argentina, os nomes de Roberto Schwarz e de Beatriz Sarlo se destacam no cenário da crítica literária e cultural contemporânea. Articulando literatura e sociedade, estética e política, e conjugando crítica e sociologia, o crítico brasileiro e a crítica argentina construíram, cada qual ao seu modo, projetos versáteis para sentir, pensar e atuar em seus países. Considerando a relevância teórica de seus ensaios para a teoria literária e para as ciências sociais, assim como as reflexões acerca da modernidade e do capitalismo vistos de uma de suas periferias, o artigo acompanha, em um primeiro momento, a trajetória intelectual de ambos, e delineia princípios teóricos e metodológicos a partir dos quais são pensados seus projetos críticos. Em seguida, são analisados alguns ensaios de Schwarz sobre Machado de Assis e de Sarlo sobre Jorge Luis Borges, escritores-chaves nas literaturas brasileira e argentina. O objetivo desse segundo movimento analítico é perceber como a problemática da “periferia” continua desafiado nossa imaginação crítica e sociológica, estimulando diferentes respostas artísticas e intelectuais, cuja potencialidade é qualificar o “moderno” a partir de outro ponto de vista e parar de se questionar “que horas são?”.

Palavras-chave: Roberto Schwarz. Beatriz Sarlo. Literatura e Sociedade. Periferias.

Biografia do Autor

Maria Caroline Marmerolli Tresoldi, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas / Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Graduada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade.

Downloads

Publicado

2017-11-05

Como Citar

Tresoldi, M. C. M. (2017). Leituras em paralelo: A imaginação crítica de Roberto Schwarz e de Beatriz Sarlo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32016

Edição

Seção

Dossiê Trânsitos intelectuais nas Américas