O exílio de Darcy Ribeiro e Ángel Rama: intelectuais, cultura e política na América Latina

Autores

  • Helena Bomeny Instituto de Ciências Sociais (ICS) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Alejandra Josiowicz Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.32015

Resumo

O texto trata do encontro de dois intelectuais, o brasileiro Darcy Ribeiro, antropólogo, ficcionista e intelectual público e Ángel Rama, crítico literário, escritor e ensaísta uruguaio . O encontro foi provocado pelo exílio de um deles, seguido do exílio de outro. Os exílios de Darcy Ribeiro (1922-1997) e Ángel Rama (1926-1983) se deram em momentos distintos e em países diferentes. O de Darcy Ribeiro começa no Uruguai em 1964. Data dali seu encontro com Ángel Rama. Permanece em Montevidéu até 1968, quando retorna ao Brasil acreditando em notícias sobre a liberalização do regime político decorrente do Golpe de 1964. As autoras tratam do percurso de ambos, das afinidades e, especialmente, do que os distingue como intelectuais comprometidos com a reflexão sobre seus países tendo o exílio como vetor central.

Palavras-chave: Intelectuais. Exílio. Nação.

Biografia do Autor

Helena Bomeny, Instituto de Ciências Sociais (ICS) / Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Professor Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora, entre outros, do livro Darcy Ribeiro. Sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2001.

Alejandra Josiowicz, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Doutora em Spanish and Portuguese pela Princeton University. Atualmente, realiza Pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Downloads

Publicado

2017-11-05

Como Citar

Bomeny, H., & Josiowicz, A. (2017). O exílio de Darcy Ribeiro e Ángel Rama: intelectuais, cultura e política na América Latina. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(2). https://doi.org/10.12957/irei.2017.32015

Edição

Seção

Dossiê Trânsitos intelectuais nas Américas