As Emoções Diárias: ensaio sobre a etnopsicologia do jornalismo

Autores

  • Geraldo Garcez Condé Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2017.30405

Resumo

Este ensaio reúne considerações sobre a etnopsicologia do jornalismo – entendida como aconcepção de emocionalidade dominante nessa atividade – a partir de três perspectivas. Aprimeira é a dos estudos do jornalismo, com foco sobre o lugar que reservam às emoções como objeto de atenção analítica. As investigações que problematizam as emoções no jornalismoa partir do discurso dos jornalistas fornecem uma segunda perspectiva. A terceira é a que procura considerar as emoções no jornalismo no âmbito das demandas de uma sensibilidade particularmente moderna. Argumenta-se, nesse sentido, que o exame da concepção de emocionalidade no jornalismo precisaria ater-se às conexões entre as práticas, os discursos sobre elas e os contextos em que são acionados.

Palavras-chave: Emoções. Jornalismo. Etnopsicologia do jornalismo.

Biografia do Autor

Geraldo Garcez Condé, Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UERJ) e professor visitante do Departamento de Jornalismo da Faculdadede Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-06-17

Como Citar

Condé, G. G. (2017). As Emoções Diárias: ensaio sobre a etnopsicologia do jornalismo. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 19(1). https://doi.org/10.12957/irei.2017.30405

Edição

Seção

Parte III: emoções, instituições e trabalho