A influência de programas de apoio a egressos do sistema prisional na redução da reentrada prisional

Autores

  • Rafaelle Lopes Souza Doutoranda em Sociologia / UFMG
  • Andréa Maria Silveira Professora da Faculdade de Medicina (área saúde e trabalho) / UFMG
  • Bráulio Figueiredo Alves Silva Professor Adjunto do Departamento de Sociologia / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.26736

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar os resultados do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) na redução dos índices de reentrada prisional dos egressos inscritos pelo Programa em 2010. O estudo de reentrada prisional baseou-se numa amostra composta por 491 indivíduos que se inscreveram no PrEsp em Belo Horizonte, no ano de 2010, na condição de liberados condicionais. As informações foram obtidas por meio de dados secundários oriundos do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional e do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (INFOPEN) do Ministério da Justiça. A metodologia utilizada neste estudo consiste na técnica de Análise de Sobrevivência, que permitiu verificar, além do tempo para reentrada, os seus fatores determinantes a partir de algumas características individuais. Os resultados apontaram um percentual de reentrada prisional de 23%, observado, principalmente, entre os egressos mais jovens e por aqueles que apresentaram antecedentes criminais no momento de inscrição no Programa. Palavras-chave: Egressos do sistema prisional. Inclusão social. Reentrada prisional.

Biografia do Autor

Rafaelle Lopes Souza, Doutoranda em Sociologia / UFMG


Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública (CRISP) – UFMG.

Andréa Maria Silveira, Professora da Faculdade de Medicina (área saúde e trabalho) / UFMG

Professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina (área saúde e trabalho) da Universidade Federal de Minas Gerais; docente do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e do Programa de Pós-graduação em sociologia, ambos da UFMG; e pesquisadora do CRISP na mesma universidade.

Bráulio Figueiredo Alves Silva, Professor Adjunto do Departamento de Sociologia / UFMG

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da UFMG; pesquisador do CRISP / UFMG e do Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais da mesma universidade; e bolsista de Produtividade CNPq (categoria 2).

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Souza, R. L., Silveira, A. M., & Silva, B. F. A. (2016). A influência de programas de apoio a egressos do sistema prisional na redução da reentrada prisional. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(2). https://doi.org/10.12957/irei.2016.26736