Literatura negra infanto-juvenil: discursos afro-brasileiros em construção

Autores

  • Luena Nascimento Nunes Pereira Professora Adjunta de Antropologia / UFRRJ.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.26576

Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares de nossa pesquisa, dedicada ao levantamento e análise de obras de literatura infanto-juvenil que abordam a temática afro-brasileira. Abordamos alguns elementos para a análise das condições da produção da literatura infanto-juvenil realizada por autores ligados à construção de uma educação antirracista bem como sobre uma nova disposição do mercado editorial. Nossa intenção é pôr em perspectiva o que tem sido produzido desde 2003, considerando que nos encontramos em um novo momento da implementação da lei 10.639, no qual percebemos novos desafios analíticos. Viemos observando a emergência de discursos que produzem novas formas de construir a identidade nacional brasileira com base em modelos mais plurais. Apontamos o possível desenvolvimento de uma “literatura afro-brasileira infanto-juvenil” e da formação de um público leitor mais sensível às temáticas das relações inter-raciais e da diversidade étnica.

Palavras-chave: Literatura negra. Literatura infanto-juvenil. Lei 10.639.

Biografia do Autor

Luena Nascimento Nunes Pereira, Professora Adjunta de Antropologia / UFRRJ.

Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP); e professora Adjunta de Antropologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Downloads

Publicado

2016-12-05

Como Citar

Pereira, L. N. N. (2016). Literatura negra infanto-juvenil: discursos afro-brasileiros em construção. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(2). https://doi.org/10.12957/irei.2016.26576