As UPPs na prática: novo cerco às favelas?

Autores

  • Daniel Rodrigues Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25542

Resumo

O trabalho realiza uma etnografia da dinâmica de relações que se desenvolve em torno daorganização de “festas” e “eventos” nos espaços públicos de uma favela “pacificada” da zonanorte da Cidade do Rio de Janeiro, onde tive uma experiência de trabalho (nos anos de 2012 e2013) pelo programa UPP Social e na qual realizo trabalho de campo no âmbito do meu cursode doutorado em Sociologia. Através daquela etnografia, o trabalho procura desenvolver aideia de que a presença cotidiana da polícia em territórios com os quais, antes, mantinha outrotipo de relação acaba por gerar um novo cerco (parafraseando MACHADO DA SILVA et al., 2008)aos moradores das favelas, que se converteram em objeto daquela nova “política de segurançapública”, numa inversão do discurso oficial que a entende como o agente fundamental de um novíssimo ciclo virtuoso de “integração” da cidade.

Palavras-chave: UPPs. Novo cerco. Organização de “eventos”.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Rodrigues, D. (2016). As UPPs na prática: novo cerco às favelas?. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25542