Do Caminho à Trilha. As perspectivas do lazer e do habitar na Transcarioca

Autores

  • Luz Stella Rodríguez Cáceres Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2016.25535

Resumo

A tensão entre as perspectivas do habitar e do lazer é analisada aqui a partir da experiênciados moradores do maciço da Pedra Branca (RJ), que tradicionalmente o têm habitado e quetêm sofrido as consequências da transformação do seu lugar em unidade de conservaçãoambiental. Mais além e dos conflitos emanados das restrições de usos de espaço para osmoradores do parque, esta reflexão procura entender o confronto de visões, interesses eexperiências ambientais existentes entre as perspectivas dos habitantes locais e da populaçãourbana visitante. A aspiração a usufruir da oferta ambiental por parte de segmentos urbanos,longe de ser homogênea, alimenta-se de contrastantes e particulares “expectativas de natureza” que nem sempre comungam com os desejos dos ambientalistas e promotoresde trilhas ao interior do Parque Estadual Pedra Branca. Essas trilhas têm sua origem noscaminhos de ocupação e comércio históricos e estão vinculadas à ocupação da área e modosde vida rural.

Palavras-chave: Habitar. Meio ambiente. Turismo.

Biografia do Autor

Luz Stella Rodríguez Cáceres, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Antropóloga; Doutora em Geografia e pesquisadora doLaboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaços (LAARES), vinculado Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2016-06-05

Como Citar

Rodríguez Cáceres, L. S. (2016). Do Caminho à Trilha. As perspectivas do lazer e do habitar na Transcarioca. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 18(1). https://doi.org/10.12957/irei.2016.25535