Panoramas da escrita da história na Música Popular Brasileira

Autores

  • Luã Ferreira Leal IFCH / UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20159

Resumo

O artigo faz uma análise textual de três clássicos da historiografia de ampla circulação da música popular brasileira: os livros “Música Popular Brasileira” (1950), de Oneyda Alvarenga; “Sambistas e Chorões: aspectos e figuras da música popular brasileira” (1962), de Lúcio Rangel; e “Panorama da Música Popular Brasileira” (1964), de Ary Vasconcelos, a fim de compreender como os estudos de música popular foram apartados das pesquisas sobre música folclórica.

Palavras-chave: Intelectuais. Historiografia. Música popular.

Biografia do Autor

Luã Ferreira Leal, IFCH / UNICAMP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH  da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; e mestre pela mesma instituição.

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Publicado

2015-12-20

Como Citar

Leal, L. F. (2015). Panoramas da escrita da história na Música Popular Brasileira. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20159