Pastores mirins: a construção de uma referência identitária religiosa na infância

Autores

  • Vania Sierra UENF
  • Wania Amélia Mesquita UENF

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20157

Resumo

O dinamismo pentecostal tem apresentado situações envolvendo crianças nas atividades de pregação religiosa, mais conhecidas como pastores mirins. Tal fenômeno tem provocado controvérsias em vários segmentos da sociedade por  colocar em questão os limites da relação entre a religião e a infância.  Nosso objetivo neste artigo é analisar a forma como essas crianças afirmam  essa identidade, com base na performance que desenvolvem  nas  pregações durante os cultos.

Palavras-chave: Pentecostalismo. Infância. Mídia.

Biografia do Autor

Vania Sierra, UENF

Professora adjunta dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; e professora associada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.

Wania Amélia Mesquita, UENF

Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e bolsista do Programa “Jovem Cientista” da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Sierra, V., & Mesquita, W. A. (2015). Pastores mirins: a construção de uma referência identitária religiosa na infância. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20157