A leitura da mídia ao processo de desintrusão da terra indígena Marãiwastsédé

Autores

  • Diego Airoso da Motta UFRGS
  • Natália Araújo de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20156

Resumo

Após décadas de conflitos, em 2012, a justiça brasileira determinou a desintrusão dos não índios que ocupavam a terra indígena Marãiwatsédé, no estado de Mato Grosso, em favor dos índios Xavante, removidos da área nos anos 1960 para tornar a terra disponível à iniciativa privada. As representações sociais disseminadas pela mídia, na esfera local, regional e nacional, sobre o processo de retirada dos não índios é o que esta pesquisa analisa. Para tanto, com contribuições da análise discursiva, examinam-se matérias publicadas nos jornais A Gazeta do Vale do Araguaia, Diário de Cuiabá e Estadão, de agosto de 2012 a janeiro de 2013, período final da desintrusão. Os resultados mostram, nas dimensões local e regional, representações desfavoráveis aos indígenas, questionando sua legitimidade e, no âmbito nacional, ênfases "assépticas" sobre os aspectos jurídicos e legais do caso.

Palavras-chave: Representações sociais. Marãiwatsédé. Mídia.

Biografia do Autor

Diego Airoso da Motta, UFRGS

Doutorando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com estágio-sanduíche no Brazil Institute / King's College London, Reino Unido (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PSDE / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES).

Natália Araújo de Oliveira, UFRGS

Doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com estágio-sanduíche no Center for Iberian & Latin American Studies / University of California, San Diego, EUA (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PSDE / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES).

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Motta, D. A. da, & Oliveira, N. A. de. (2015). A leitura da mídia ao processo de desintrusão da terra indígena Marãiwastsédé. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20156