Em busca da Justiça: o processo de criminalização do racismo no Rio de Janeiro a partir de um estudo quantitativo sobre a base de dados do ISP 2007- 2010

Autores

  • Luciane Soares Silva UENF
  • Lygia Costa EBAPE / FGV; Observatório das Metrópoles / IPPUR.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2015.20152

Resumo

A partir da Constituição Federal de 1988, atos decorrentes de preconceito de raça e cor tornaram-se passíveis de punição. Este artigo evidencia as tensões cotidianas decorrentes de registros de ocorrência de atos considerados discriminatórios, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de registros feitos em delegacias e, posteriormente, agrupados pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), entre 2007 e 2010. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dados sobre a distribuição dos registros referentes a crimes envolvendo preconceito de cor no território fluminense. Analisaremos o perfil dos denunciantes, a relação existente entre denunciantes e supostos agentes discriminatórios, os principais locais de ocorrência do ato discriminatório e também como algumas dessas variáveis se distribuem territorialmente.

Palavras-chave: Criminalização. Desigualdade racial. Atos discriminatórios.

Biografia do Autor

Luciane Soares Silva, UENF

Chefe do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e da Violência – NEEV e professora associada Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

Lygia Costa, EBAPE / FGV; Observatório das Metrópoles / IPPUR.

Professora e pesquisadora da Escola de Administração Pública e Empresas – EBAPE / Fundação Getúlio Vargas – FGV; e pesquisadora do Observatório das Metrópoles / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional – IPPUR.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Como Citar

Silva, L. S., & Costa, L. (2015). Em busca da Justiça: o processo de criminalização do racismo no Rio de Janeiro a partir de um estudo quantitativo sobre a base de dados do ISP 2007- 2010. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 17(2). https://doi.org/10.12957/irei.2015.20152