A História da Cidade contada pela perspectiva do observador: um estudo sobre a identidade de Ipiabas e Conservatória por meio de um projeto de extensão

Autores

  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO
  • Idemburgo Pereira Frazão Felix UNIGRANRIO
  • José Geraldo da Rocha UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2014.6897

Palavras-chave:

História – Memória – Pertencimento – Ipiabas – Conservatória

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2014.6897

Apresentamos aqui um estudo de duas cidades a partir de um Projeto de Pesquisa e Extensão apoiado pela FAPERJ no ano de 2010. A importante questão deste artigo é a do reconhecimento do que seria ou não história, pertencimento, identidade, construção de uma marca que estabeleça um vínculo entre a cidade e seus moradores e entre a cidade e seus visitantes. E assim são as histórias de dois distritos no Estado do Rio de Janeiro chamados Ipiabas e Conservatória. Dois lugares cheios de história, mas que em suas manifestações ora se esbarram com a falta de reconhecimento dos costumes que trazem a marca da cidade, sua identidade, como ocorre com Ipiabas e ora se confunde entre o que a tradição quer e o que a modernidade espera de Conservatória. 

Biografia do Autor

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO

Pós-Doutorado em História - UERJ; Doutorado em Sociologia - IUPERJ; Mestrado em História - PUC-RIO. Coordenadora do PPG em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.

Idemburgo Pereira Frazão Felix, UNIGRANRIO

Doutor em Letras: Literatura Comparada, pela UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira, pela UERJ; Graduado em Letras, pela Faculdade da Cidade. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.

José Geraldo da Rocha, UNIGRANRIO

Doutor e Mestre em Teologia, pela PUC-Rio; Graduado em Teologia, pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção - São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Pinheiro Lima, J. de C., Felix, I. P. F., & da Rocha, J. G. (2014). A História da Cidade contada pela perspectiva do observador: um estudo sobre a identidade de Ipiabas e Conservatória por meio de um projeto de extensão. Interagir: Pensando a extensão, (17-19), 29. https://doi.org/10.12957/interag.2014.6897

Edição

Seção

ARTIGOS