Pelo desejo da língua: Uma entrevista com o Professor Luis Ernesto Behares

Autores

  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Vanessa Gomes Teixeira Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto - PT)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25838

Resumo

Esta entrevista com Luis Ernesto Behares foi conduzida por membros do projeto “Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos”. Na entrevista, o professor uruguaio apresenta reflexões sobre a tendência da legislação sobre línguas de sinais, as formas de registro da língua de sinais uruguaia (LSU), a implementação de propostas de educação bilíngue para surdos, a aprendizagem de segunda língua em modalidade escrita e o ingresso de alunos surdos na educação superior. Além disso, também discute, a partir de sua vasta experiência acadêmica, a proposta de educação inclusiva para surdos.

Biografia do Autor

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora do Departamento de Estudos da Linguagem, do Instituto de Letras, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Integra o grupo de pesquisa "Discurso, historicidade e subjetividade: inconsciente e ideologia" (UFF). Em 2014, foi contemplada no edital APQ1 (FAPERJ), com o projeto: Estudos sobre bilinguismo: elaboração de materiais para o ensino de português para alunos surdos. Desenvolve pesquisas na área de Análise de Discurso de linha francesa e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; processo de gramatização de línguas; ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos; discurso de divulgação científica.

Vanessa Gomes Teixeira, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto - PT)

Doutoranda na área de Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade de Porto. Possui mestrado em Letras (área: Linguística) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e cursou Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Literaturas) na mesma instituição. Trabalhou como professora de Português, Literatura e Redação no curso de extensão LICOM-UERJ; como voluntária no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); como monitora do Colégio e Curso PH; como professora contratada na área de Linguística na UERJ; e como professora contratada de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio Pedro II.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Baalbaki, A. C. F., & Teixeira, V. G. (2017). Pelo desejo da língua: Uma entrevista com o Professor Luis Ernesto Behares. Interagir: Pensando a extensão, (23), 191–211. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25838

Edição

Seção

ENTREVISTA