A Extensão Universitária na Trilha do Uso Público em Parques

Autores

  • Douglas de Souza Pimentel
  • Stephanie M. S. Maia
  • Ana Angélica Monteiro de Barros

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2010.2581

Palavras-chave:

Uso Público, Parques, Educação Ambiental, Monitoramento de Impactos

Resumo

O objetivo do presente texto é relatar o trabalho do Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente sobre uso público em parques. As atividades se originaram do projeto: "Os parques de papel e o papel social dos parques: o caso do Parque Estadual da Serra da Tiririca", e se desdobraram em diferentes projetos de Iniciação Científica, Monitoria e Estágio Interno Complementar, corroborando com uma visão acadêmica de extensão universitária. A interdisciplinaridade da Educação Ambiental é colocada em prática, em parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu, com alunos de uma escola pública local. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, desde 2009, a trilha do Poço Verde tem seus impactos monitorados e algumas contribuições para a gestão do Parque já podem ser consideradas, já que alguns impactos, mitigados por iniciativas do manejo, voltaram a se intensificar após um ano dessas ações. Assim, esse relato contribui, tanto para a produção acadêmica, quanto para os gestores, pois há poucos trabalhos publicados sobre uso público em áreas protegidas, bem como é grande a demanda dos administradores por essas informações. Além disso, essas ações têm aplicação prática direta no desenvolvimento de atividades de Educação e Interpretação Ambiental no contexto das Unidades de Conservação estudadas.

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

Pimentel, D. de S., Maia, S. M. S., & de Barros, A. A. M. (2010). A Extensão Universitária na Trilha do Uso Público em Parques. Interagir: Pensando a extensão, (15). https://doi.org/10.12957/interag.2010.2581

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA