Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular

Autores

  • Pedro Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • Renan Soares Araújo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.25107

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação Popular, Saúde Coletiva

Resumo

O Programa “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica (PINAB)” constitui uma experiência de Extensão Universitária orientada pela Educação Popular e organiza suas ações a partir de Grupos Operativos, dentre eles os grupos “Horta” e “Saúde na Comunidade”. Enquanto o primeiro priorizou a construção de uma horta comunitária na comunidade Boa Esperança em João Pessoa-PB, o segundo desenvolveu encontros para problematização de questões do ambiente e da realidade local, com temas relativos à promoção da saúde, à qualidade de vida, ao meio ambiente e sustentabilidade, dentre outros. As reuniões do “Saúde na Comunidade” ocorreram de maneira integrada às atividades de limpeza, preservação e plantio de espécies de hortaliças, legumes e ervas medicinais. Foram utilizadas estratégias para propiciar debates sobre a questão ambiental e o contexto territorial da saúde. Tais estratégias foram empregadas através de atividades participativas e dialógicas, através de rodas de conversas, de dinâmicas criativas e da configuração de cartazes e outros materiais para expressão da cultura popular local, de maneira articulada à importância do cuidado com o outro e com a natureza. Essa experiência propiciou a integração dos indivíduos para que o encontro comunitário se configurasse de maneira crítica, solidária, humanizada e participativa; acima de tudo, compreendendo a horta como um espaço de aprendizagem pelo trabalho, onde se exercitou aspectos como união, acolhimento, diálogo e construção compartilhada de saberes, constituindo oportunidades locais para um fazer emancipatório.

Biografia do Autor

Pedro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto-A do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular - GIV, sendo ainda membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde (CNPq/UFPB). É membro associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), onde é membro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Popular em Saúde. Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB. A ênfase de sua atuação se dá na área de educação popular, promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional em comunidades, bem como na extensão popular e formação universitária em saúde. Tem experiência na área de Extensão Universitária e Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em educação popular e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação popular em saúde, educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, extensão popular, trabalho interdisciplinar. Trabalha na Coordenação do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB.

Renan Soares Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Nutrição do Centro de Ciências Saúde - CCS da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular - GIV. A ênfase de sua atuação tem se dado na área de educação popular, promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional em comunidades, bem como na extensão popular e formação universitária em saúde. É extensionista do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas e Departamento de Nutrição do CCS da UFPB.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Cruz, P., & Araújo, R. S. (2018). Grupo de encontro comunitário como estratégia de Promoção da Saúde e construção compartilhada do saber: uma experiência de Extensão à luz da Educação Popular. Interagir: Pensando a extensão, (24), 12–27. https://doi.org/10.12957/interag.2017.25107

Edição

Seção

ARTIGOS