Encruzilhadas do Ensino: reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira

Autores

  • Alexandre Mossmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Marcos Rafael de Oliveira Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liana Netto Dolci Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Daniele Pioli dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Gabriela Verrastro Brack Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Amadeu de Oliveira Weinmann Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.24939

Palavras-chave:

ações afirmativas, universidade, subjetivação, programa de educação tutorial.

Resumo

Encruzilhadas do Ensino é o primeiro projeto do PET Psicologia UFRGS a se dedicar ao trabalho com estudantes de uma escola pública de ensino médio. A iniciativa surgiu com a gradual alteração no perfil do grupo, transformado pelo crescimento do número de bolsistas ingressantes nessa universidade por meio da política de ações afirmativas. A fim de contribuir para a expansão de tal política pública e incrementar a discussão sobre o acesso à universidade com estudantes da rede pública de ensino, o grupo procurou aproximar da universidade estudantes que nem mesmo tinham o ensino superior como um objetivo em suas vidas. Como resultado de suas intervenções, o grupo viu o projeto funcionando como um dispositivo subjetivante, lançando os/as estudantes participantes na busca por novos horizontes.

Biografia do Autor

Alexandre Mossmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Graduando em Psicologia.

Marcos Rafael de Oliveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduado em Psicologia

Liana Netto Dolci, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Psicologia

Daniele Pioli dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Psicologia

Gabriela Verrastro Brack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Psicologia

Amadeu de Oliveira Weinmann, Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da UFRGS

Professor do PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS e Tutor do PET Psicologia UFRGS.

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Publicado

2017-09-25

Como Citar

Mossmann, A., Barbosa, M. R. de O., Dolci, L. N., dos Santos, D. P., Brack, G. V., & Weinmann, A. de O. (2017). Encruzilhadas do Ensino: reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira. Interagir: Pensando a extensão, (23), 156–167. https://doi.org/10.12957/interag.2017.24939

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA