Crescer Sorrindo UERJ na Web: Promoção de saúde e popularização da ciência

Autores

  • Izabel Monteiro D’Hyppolito Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Fernanda Barja-Fidalgo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Branca Heloísa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.20962

Palavras-chave:

Odontologia, Saúde Bucal, Criança, Promoção de saúde, Publicações de Divulgação Científica, Materiais Educativos e de Divulgação

Resumo

Em julho de 2012, foi criada uma página na rede social facebook®com o objetivo de divulgar os resultados de uma pesquisa científica realizada por membros do projeto de extensão “Crescer Sorrindo”. Tendo em vista o sucesso inicial da página, a equipe motivou-se a ampliar o seu escopo e criou o projeto de extensão “Crescer Sorrindo UERJ na Web” para divulgar online eventos e publicações da área de Odontologia, disseminar informações baseadas em evidência científica sobre saúde infantil, com ênfase na saúde bucal, e esclarecer dúvidas do público em geral relacionadas à odontopediatria. As publicações (“posts”) na página são preparadas por estudantes de graduação em Odontologia e pós-graduação em Odontopediatria, sob  supervisão de docentes da Faculdade de Odontologia da UERJ, com ilustrações e em linguagem acessível à leigos. Em dezembro de 2015 a página possuía 3.243 seguidores de muitas cidades e países, predominantemente mulheres na faixa etária de 25 a 34 anos. Em 2015, uma das publicações chegou a ser visualizada por mais de 98.000 pessoas. A grande interação com o público e o aumento crescente gradual do número de pessoas que vê as publicações da página mostra que o projeto tem atingido os seus objetivos.

Biografia do Autor

Izabel Monteiro D’Hyppolito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Estudante de Graduação em Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista do Projeto de Extensão Crescer Sorrindo UERJ na Web.

Fernanda Barja-Fidalgo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia/UERJ. Membro de equipe do Projeto de Extensão Crescer Sorrindo na Web.

Branca Heloísa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária, Faculdade de Odontologia/UERJ. Coordenadora do Projeto de Extensão Crescer Sorrindo na Web.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

D’Hyppolito, I. M., Barja-Fidalgo, F., & de Oliveira, B. H. (2017). Crescer Sorrindo UERJ na Web: Promoção de saúde e popularização da ciência. Interagir: Pensando a extensão, (22), 187–197. https://doi.org/10.12957/interag.2016.20962

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA