A formação de enfermeiros nos cenários da prática assistencial em saúde da mulher: uma experiência de articulação entre a academia e o serviço

Autores

  • Adriana Lenho de Figueiredo Pereira
  • Patrícia Lima Pereira Peres
  • Liana Viana Ribeiro
  • Erivan Silva de Lyra

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2009.1807

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Serviços de saúde, Educação em enfermagem, Cuidados de enfermagem

Resumo

O relato aborda as atividades de extensão do projeto Práticas educativas e formação profissional em enfermagem: Articulação ensino-serviço. O objetivo é descrever as experiências de extensão voltadas para a articulação entre a academia e o serviço durante a formação de enfermagem nos cenários de atenção à saúde da mulher. A metodologia constituiu um trabalho cooperativo e participativo para a integração docente e discente nas práticas assistenciais e educativas dos serviços e a colaboração dos enfermeiros preceptores na formação discente. Observou-se que as atividades de extensão favoreceram a relação docente-assistencial, a integração entre a unidade acadêmica e o serviço e a implementação de práticas de educação em saúde durante a formação. Concluiu-se que as atividades de extensão promovem o trabalho colaborativo entre a a universidade e os serviços de saúde que qualificam a formação de enfermeiros.

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Publicado

2009-12-02

Como Citar

Pereira, A. L. de F., Peres, P. L. P., Ribeiro, L. V., & de Lyra, E. S. (2009). A formação de enfermeiros nos cenários da prática assistencial em saúde da mulher: uma experiência de articulação entre a academia e o serviço. Interagir: Pensando a extensão, (14). https://doi.org/10.12957/interag.2009.1807

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA