Contribuições da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados - no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes: a experiência do curso de Enfermagem

Autores

  • Simone de Deus Anzoategui
  • Ednéia Albino Nunes Cerchiari
  • Cássia Barbosa Reis

Palavras-chave:

adolescente, abuso sexual, educação em saúde

Resumo

A violência contra crianças e adolescentes é um acentuado problema de saúde pública, que requer ações dos profissionais dessa área. Tendo em vista essa necessidade, este trabalho tem o objetivo de, por meio da participação no Programa de Saúde do Município de Dourados-MS, efetivar atividades de prevenção de doenças e de promoção de saúde para crianças e adolescentes atendidas no Programa Sentinela; proporcionar ao acadêmico de enfermagem o desenvolvimento de competências e habilidades para atuação junto a essa população. Utilizou-se a modalidade de Grupo Operativo cuja técnica está centrada na tarefa e na escuta psicológica. Foram realizados 18 encontros com frequência média de 15 pessoas. Os participantes foram crianças e adolescentes de cinco a 11 anos e de 12 a 16 anos, respectivamente, do sexo feminino, frequentadoras da escola e, algumas, institucionalizadas no Abrigo Renascer. O Projeto envolveu quatro profissionais e uma acadêmica de Enfermagem. Os resultados apontam para a relevância dos temas abordados para essas crianças e adolescentes fragilizados pela situação de violência. Assim, o poder público, ao colocar a universidade no centro dos problemas sociais, contribui para a reflexão sobre violência com crianças e adolescentes e para o desafio de utilizar todo conhecimento cientifico para compreensão e combate desse grave problema social.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Anzoategui, S. de D., Cerchiari, E. A. N., & Reis, C. B. (2011). Contribuições da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Dourados - no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes: a experiência do curso de Enfermagem. Interagir: Pensando a extensão, (13). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/1670

Edição

Seção

ARTIGOS