O Grupo de Educação Matemática da UERJ e algumas de suas contribuições para a extensão

Autores

  • Gabriela Felix Brião Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flávia Streva Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniela Mendes Vieira da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Rebeca Lugão de Lima Domingues Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carolina Azevedo França do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15925

Palavras-chave:

Comunidade colaborativa. Jogos. Formação de professores. CAp-UERJ.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15925

Este relato de experiência tem por objetivo divulgar as frentes de trabalho do Grupo de Educação Matemática da UERJ (GEMat-UERJ), fundado e cadastrado no CNPq em 2013. Este grupo de professores da UERJ e estudantes de licenciatura em Matemática se uniu diante da necessidade de estreitar laços entre a pesquisa acadêmica e a educação básica de maneira dialógica através de um canal que ligasse os licenciandos da universidade ao Instituto de Aplicação CAp-UERJ. Desta forma, foram desenvolvidas várias ações, sendo que algumas delas de cunho extensionista, das quais, particularmente as da linha de pesquisa de Matemática Lúdica do GEMat-UERJ, são apresentadas em mais pormenores neste texto. Sobre esse caráter de extensão, esta comunidade colaborativa oferece Seminários semanais de divulgação de Educação Matemática, abertos e gratuitos ao público, possui projeto de extensão cadastrado no DEPEXT (Departamento de extensão da UERJ), além de possuir um projeto de laboratório de ensino de matemática que tem como foco a formação do professor que ensina matemática, seja esta inicial ou continuada. Existe, por parte do grupo, um forte compromisso com a implementação de ideias que tragam uma aprendizagem mais significativa e crítica da matemática ao estudante e, para isso, trabalha-se com todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: o professor, o aluno e o conteúdo a ser explorado. O GEMat prioriza a pesquisa-ação, valorizando o professor-pesquisador que pesquisa a matemática viável de seu aluno – aquela que ele consegue produzir no momento –, assim como pesquisa e reflete sobre a sua própria prática.

Biografia do Autor

Gabriela Felix Brião, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente da UERJ desde 2006. Doutoranda da UNESP/Rio Claro.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Brião, G. F., Nunes, F. S., Silva, D. M. V. da, Domingues, R. L. de L., & Nascimento, C. A. F. do. (2016). O Grupo de Educação Matemática da UERJ e algumas de suas contribuições para a extensão. Interagir: Pensando a extensão, (21), 145–154. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15925

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA