A Revista Interagir: pensando a extensão é uma publicação que tem por finalidade fortalecer o registro, a divulgação e o intercâmbio de práticas, reflexões e pesquisas, das atividades de extensão universitária, em âmbito nacional e internacional. Seus objetivos específicos são:

- Registrar e divulgar práticas e resultados de ações de extensão, bem como resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da extensão universitária por profissionais, professores e estudantes universitários;

- Incentivar reflexões que tenham como eixo ações e políticas de extensão universitária;

- Fomentar o intercâmbio com outras instituições que mantenham publicações congêneres.

EDITORIAL

Texto produzido pela direção da revista ou por um convidado pela direção da revista, de caráter opinativo ou informativo.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Textos inéditos apresentando resultados descritivos ou analíticos de pesquisas relacionadas à extensão universitária. Devem apresentar contribuição nova ao conhecimento e estar necessariamente vinculados a atividades realizadas em projetos ou programas de extensão. Mínimo de quinze (15) e máximo de vinte (20) páginas, incluindo os anexos. Devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords, e Referências Bibliográficas.

ENSAIOS

Textos inéditos, de caráter opinativo, que desenvolvam de forma discursiva e reflexiva temas conceituais e metodológicos relacionados à extensão universitária. Mínimo dez (10) e máximo de quinze (15) páginas, incluindo os anexos. Os textos devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords, Texto e Referências Bibliográficas.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Textos inéditos, descrevendo e discutindo experiências desenvolvidas nas áreas temáticas da extensão universitária: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. Mínimo de dez (10) e máximo de vinte (20) páginas, incluindo os anexos. Os textos devem conter: Título (em português e inglês), Área temática da extensão, Linha da extensão (no mínimo 1 e no máximo 3), Resumo, Palavras-chaves, Abstract, Keywords e Referências Bibliográficas.

RESENHAS

Resenhas críticas de livros, dissertações, teses e mídias desenvolvidas na área de extensão, publicados no último ano (no máximo 2 páginas), orientando o leitor sobre as suas características e os seus usos potenciais.

ENTREVISTA

Entrevistas com usuários de projetos/programas de extensão, com profissionais que atuam na área de extensão ou indivíduos envolvidos com a formulação de políticas públicas relacionadas à extensão universitária. Esse tipo de texto pode ter de sete (7) a dez (10) páginas e é publicado por convite ou iniciativa dos editores da revista.

DIÁLOGOS

Reflexões acerca de temas relevantes para a Extensão Universitária com no máximo três laudas. Esses textos serão publicados por iniciativa dos editores da revista.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

1. Os trabalhos encaminhados à revista são avaliados por consultores ad-hoc da área de extensão em que o trabalho estiver classificado.

2. No processo de seleção, são observados: relevância e prioridade do tema, consistência, originalidade, atualidade de informação e atendimento de normas éticas.

3. Os pareceres dos avaliadores são revisados pela comissão editorial da revista e os trabalhos são classificados em: aprovado, aprovado com restrições e rejeitado.

4. Quando o trabalho é rejeitado, a comissão editorial envia um email para os autores notificando a decisão com suas devidas justificativas.

5. Nos casos de trabalhos aprovados com modificações, as recomendações dos avaliadores ad-hoc são encaminhadas ao autor que tem um prazo de 10 dias para efetuar as modificações propostas ou justificar a manutenção do texto original quando não considerar pertinentes as modificações solicitadas pelos avaliadores.

6. O texto modificado deve ser encaminhado pelo autor à revista acompanhado de uma carta descrevendo item por item as providências tomadas para atender às solicitações dos avaliadores.

7. Essa documentação é enviada aos consultores para que emitam um novo parecer.

8. A decisão final quanto à publicação dos trabalhos cabe à comissão editorial da revista.

9. A comissão editorial, com o objetivo de manter o padrão de qualidade e a periodicidade da revista, se reserva o direito de sugerir alterações nos trabalhos aceitos bem como, eventualmente, decidir sobre casos especiais.

A partir de 2016 a periodicidade da revista Interagir é semestral.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Saiba mais...

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447