DINÂMICA IMOBILIÁRIA EM CIDADES MÉDIAS: a expansão dos empreendimentos horizontais em Montes Claros/MG

Autores

  • Iara Soares de França Professora Dra. do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES em MG. Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU pelo Programa de Pós Graduação em Geografia.
  • Maria Ivete Soares de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Ricardo dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.7611

Palavras-chave:

cidades médias, produção do espaço urbano, condomínios horizontais, loteamentos fechados, Montes Claros/MG

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.7611

Este artigo analisa a produção do espaço urbano na cidade média de Montes Claros/MG após a década de 2000, a partir da expansão dos condomínios horizontais e dos loteamentos fechados. Destaca-se Montes Claros/MG no contexto das cidades médias brasileiras. Trata-se de uma cidade média que, dentre outras transformações, passa por uma nova dinâmica imobiliária, processo intensificado no final do século XX, representando uma transformação no contexto urbano em sua estrutura social, econômica, política e também cultural. Montes Claros vivencia uma fase crescente de novos padrões de consumo imobiliário, quer seja com a finalidade de moradia, negócios ou ambos. A expansão urbana dessa cidade média reflete o seu atual momento econômico, o que impacta os diversos setores da economia, principalmente o terciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Soares de França, Professora Dra. do Departamento de Geociências Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES em MG. Possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU pelo Programa de Pós Graduação em Geografia.

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2008-2012). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2007). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2003). Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2006 até o período atual).Tem experiência na área de Geografia Urbana, com ênfase nas temáticas Redes Urbanas, Aglomerações Urbanas, Dinâmica Urbana, Cidades Médias, Centralidades e Subcentros em Comércios e Serviços. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas cidades médias, centralidades urbanas , subcentros em comércios e serviços e redes urbanas. Bolsista BIPDT/ FAPEMIG/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (2012). Coordena o Laboratório de Estudos Urbanos e Rurais - LAEUR vinculado ao Depto. de Geociências da UNIMONTES.

Maria Ivete Soares de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Profa do Depto Geociências da Universidade Estadual de MontesClaros (UNIMONTES)Mestre emGeografia – UFG. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Geografia -Tratamento da Informação Espacial – Pontifícia Universidade Católica - PUCMinas. Professora do Departamento de Geociências da Universidade Estadual deMontes Claros/UNIMONTES.

Ricardo dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual deMontes Claros – Unimontes e atualmente cursa a Especialização em Geografia Escolar.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

França, I. S. de, Almeida, M. I. S. de, & Oliveira, R. dos S. (2014). DINÂMICA IMOBILIÁRIA EM CIDADES MÉDIAS: a expansão dos empreendimentos horizontais em Montes Claros/MG. Geo UERJ, 1(25), 19–38. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.7611

Edição

Seção

Artigos