O PEQUI COMO RECURSO DE USO COMUM E PATRIMÔNIO CULTURAL SERTANEJO

Autores

  • Marcos Nicolau Santos da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Aparecida dos Santos Tubaldini Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5994

Palavras-chave:

Pequi. Pequizeiro. Recursos de uso comum. Patrimônio cultural sertanejo

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5994

Este artigo tem como objetivo analisar o pequi como um recurso de uso comum e as relações de propriedade engendradas nos territórios dos cerrados do Norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha, bem como propor que se considere o fruto como um patrimônio da cultura sertaneja. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com 15 famílias camponesas nos municípios de Campo Azul, Japonvar e Minas Novas, totalizando 45 famílias. Além disso, realizaram-se registros orais e escritos no diário de campo. Os resultados apontam que o pequi é considerado um recurso de uso comum entre as populações sertanejas. Seu uso extrapola o significado da propriedade privada. A maioria das famílias coleta o pequi em suas propriedades e nas propriedades vizinhas. Além dos aspectos materiais, reconhecidos pela sua intensa dinâmica econômica, o pequi tem grande impacto na vida cultural e simbólica de toda a população sertaneja. Pela sua relevância material e simbólica, o pequi e o pequizeiro podem ser considerados patrimônios culturais sertanejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Nicolau Santos da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Terra & Sociedade - IGC/UFMG. Professor do curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo - CAED/FaE/UFMG.

Maria Aparecida dos Santos Tubaldini, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG. Coordenadora do grupo de pesquisa Terra & Sociedade.

Downloads

Publicado

2014-07-11

Como Citar

Silva, M. N. S. da, & Tubaldini, M. A. dos S. (2014). O PEQUI COMO RECURSO DE USO COMUM E PATRIMÔNIO CULTURAL SERTANEJO. Geo UERJ, 1(25), 161–182. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5994

Edição

Seção

Artigos