NATUREZA DA MODIFICAÇÃO E MODIFICAÇÃO DA NATUREZA: antropogênese da bacia hidrográfica da Estrada Nova, Belém (PA)

Autores

  • Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5234

Palavras-chave:

Homem-sociedade, natureza, antropogênese, bacia hidrográfica da Estrada Nova, Belém.

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.5234

 

A cidade de Belém no estado do Pará teve seu processo inicial de uso do solo e ocupação urbana restringido por conta dos corpos hídricos, os quais faziam da cidade um desafio para ocupar com qualidade seus espaços. No decorrer de sua história o espaço belenense foi intensamente modificado para não somente favorecer sua ocupação como também sua expansão para áreas consideradas de baixadas, terrenos com cotas altimétricas abaixo de 4 m. As modificações na natureza são perceptíveis em toda Belém, para tanto será destacada a bacia hidrográfica da Estrada Nova devido a partir da década de 1940 esta área sofrer intensas modificações na natureza do terreno a ser ocupado, sendo alvo de discussões acerca de como o homem-sociedade intensifica ou mesmo gera formas e processos sobre o relevo, sendo agente geomórfico ou agente antropogenético. O uso e a ocupação do solo urbano geraram demandas por melhores condições de moradia (saneamento básico, por exemplo), as quais desencadeiam novas dinâmicas sociais sobre a natureza que precisou ser alterada para melhor atender novas necessidades citadinas, por vezes eliminando problemas (inundações) ou apenas deslocando-os no espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Geógrafo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia e especialista em Educação para a Gestão Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), sempre pela UFPA. Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

Araújo Júnior, A. C. R. (2014). NATUREZA DA MODIFICAÇÃO E MODIFICAÇÃO DA NATUREZA: antropogênese da bacia hidrográfica da Estrada Nova, Belém (PA). Geo UERJ, 1(25), 39–61. https://doi.org/10.12957/geouerj.2014.5234

Edição

Seção

Artigos