UMA ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL DAS MICRORREGIÕES GEOGRÁFICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL / SOCIAL VULNERABILITY ANALYSIS BY MICROREGIONS IN THE STATE OF MINAS GERAIS, BRAZIL

Autores

  • Letícia Parreira Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa Universidade de Lisboa (UL)
  • Vitor Ribeiro Filho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.29321

Palavras-chave:

Vulnerabilidade social, Microrregião Geográfica, Minas Gerais.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.29321

As discussões sobre a vulnerabilidade social no contexto brasileiro são essenciais para se entender tal problemática na conjuntura contemporânea, uma vez que os debates sobre políticas públicas e sua efetivação na promoção de equidade social vêm recebendo visibilidade. Dessa maneira, a análise dessas disparidades no recorte regional, sob a perspectiva das condições de vida das pessoas, pode contribuir para apoiar as tomadas de decisões dos governantes com vista a uma melhor distribuição territorial dos recursos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma análise da vulnerabilidade social nas 66 microrregiões do Estado de Minas Gerais, por meio da apresentação de uma tipologia de territórios construída com 20 indicadores organizados em 5 dimensões de análise. Com uma população estimada de cerca de 21 milhões de pessoas, o estado é o quarto maior, com aproximadamente 587 km² (IBGE, 2010). A metodologia perpassa pela selecção de indicadores que determinam a vulnerabilidade social por meio dos dados de 2010 no IBGE, PNUD, DATASUS, a que se aplicou uma análise factorial de componentes principais e posterior análise de clusters. Os resultados permitem identificar as disparidades regionais e classificar em grupos as microrregiões de Minas Gerais, de acordo com o seu perfil de vulnerabilidade social. Nota-se que os valores menos favoráveis são encontrados no norte do estado e os melhores nos locais mais urbanizados e com melhores indicadores de prestação de serviços públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Parreira Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal. É mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia.

Área de atuação: Geografia Humana

Subárea: Geografia Urbana e Regional

Eduarda Pires Valente da Silva Marques da Costa, Universidade de Lisboa (UL)

Membro do Conselho da IUPEA - Associação Internacional de Planejamento Urbano e Meio AmbienteMembro da Direção da Associação Portuguesa de Geógrafos (Associação Portuguesa de Geógrafos)Programa URBACT III (Comissão Europeia) - Especialista Ad-Hoc. Especialidade temática - Saúde; Apoio especializado às autoridades locais e outras partes interessadas na concepção e entrega de políticas integradas e participativas (seção E). Pesquisadora permanente no Centro de Estudos Geográficos (CEG), Universidade de Lisboa, IGOT. Professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Coordenadora do grupo de pesquisa MOPT e coordenador de projetos de pesquisa, Pesquisador em CEGConsultoria em empresas privadas e instituições públicas.

Vitor Ribeiro Filho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa (2011).

Entre outras publicações, é autor dos Livros: "Mobilidade residencial em Manaus: uma análise introdutória? publicada pela EDUA, 1999; "O espaço Intraurbano de Uberlândia (MG): perspectivas geográficas" pela Editora Edibrás, 2011 e ?Reflexões Geográficas - diferentes leituras sobre o urbano? pela Editora Edibrás, 2012. Tem projetos desenvolvidos pelo CNPq; FAPEMIG e UFU. Participou da organização de vários eventos nacionais e internacionais.

Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana/Especialidade: Desenvolvimento Urbano.

Downloads

Publicado

2017-04-24

Como Citar

Oliveira, L. P., da Costa, E. P. V. da S. M., & Filho, V. R. (2017). UMA ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIAL DAS MICRORREGIÕES GEOGRÁFICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL / SOCIAL VULNERABILITY ANALYSIS BY MICROREGIONS IN THE STATE OF MINAS GERAIS, BRAZIL. Geo UERJ, (30), 58–75. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.29321

Edição

Seção

IUPEA 2016 Lisboa