BELO HORIZONTE/MG: PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO VETOR NORTE METROPOLITANO / BELO HORIZONTE/MG: DEVELOPMENT PRACTICES IN THE METROPOLITAN NORTH SECTION

Autores

  • Luciano dos Santos Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Maura Pardini Bicudo Véras Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.28465

Palavras-chave:

Cidade, Região Metropolitana, Planejamento estratégico, Reestruturação econômico-espacial.

Resumo

doi: 10.12957/geouerj.2017.28465

Na cidade capitalista atual, a supremacia do capital financeiro frente ao industrial redefine o sentido de espaço, que passa a assumir, também, a condição de produto imobiliário. O arranjo espacial da cidade capitalista é orientado, então, pelo poder do capital, que utiliza o solo urbano com o propósito de aumentar as forças produtivas. A partir de ambiciosos projetos estratégicos, o Poder Público atua no sentido de flexibilizar suas estruturas produtivas e comerciais, atrair investimentos, promover o turismo, etc., capacitando-as à inserção nas redes da economia global e possibilitando-lhes maior competitividade, tudo sob a ótica da globalização das cidades. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o processo de restruturação econômica espacial implementado pelo Poder Público no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a partir de 2005, e a apropriação do espaço pelo mercado fundiário/imobiliário na região norte e periférica da capital. O plano estratégico metropolitano objetiva a diversificação da base industrial da RMBH, mediante a atração de investimentos e da criação de polos de alta tecnologia, e é acompanhado de grandes obras públicas de infraestrutura e de suporte a serviços. A pesquisa demonstrou que as ações modificadoras procedidas pelo Poder Público têm influenciado a valorização da terra urbana, a apropriação do espaço pelo mercado fundiário/imobiliário e a elitização da região norte e periférica da capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestre em DIREITO PÚBLICO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), possui pós-graduação em BIOÉTICA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e graduação em DIREITO pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente é professor adjunto I do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG.

Maura Pardini Bicudo Véras, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Ciências Sociais, professora titular do Departamento de Sociologia da PUC-SP, pesquisadora do grupo de pesquisa NEPUR – Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP)

Downloads

Publicado

2017-06-11

Como Citar

Diniz, L. dos S., & Véras, M. P. B. (2017). BELO HORIZONTE/MG: PRÁTICAS DE DESENVOLVIMENTO DO VETOR NORTE METROPOLITANO / BELO HORIZONTE/MG: DEVELOPMENT PRACTICES IN THE METROPOLITAN NORTH SECTION. Geo UERJ, (30), 169–195. https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.28465

Edição

Seção

IUPEA 2016 Lisboa